segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Casa Antiga Parte 3!! Saudade...

Dizem que saudade é um sentimento ruim, que deixa o coração apertado, com uma dorzinha que não passa de forma alguma, só passo quando estamos próximos daquele (a) que fez esse sentimento brotar dentro de nós!! A saudade vem acompanhada por diversos sentimentos, amor, carinho, felicidade, paixão, além do querer bem, que gera o querer estar junto, querer estar perto ou o simples querer!!

Saudade nem sempre de um amor que se foi, mas sim de um lugar, de um parente querido e até mesmo de um alguém que nem mesmo conhecemos, mas que só de ouvir os outros falarem já bate aquela saudade!!

Sinto Saudade de um tempo que não vivi, de uma vida que não tive, mas que ao ouvir falar, sinto muita vontade de ter vivido, penso na velha mocidade, de como a vida era muito mais regada de simplicidade, de como uma simples reunião da família, em torno de uma fogueira ou de uma lareira, ou quem sabe com uma simples lamparina acesa, faziam as pessoas ficarem mais unidas e compartilharem muitos mais momentos juntos. Tenho saudade de um tempo que ouço minha avó contar em que a luz elétrica não existia e que a comida no fogão a lenha, deixa gostinho de quero mais só de imaginar.

Existem Saudades dentro do meu peito, que até eu mesmo custo a acreditar que as tenho, na verdade não queria sentir, mas é inevitável, sou feita de carne, osso, alma e coração, e por esses e outros mais motivos, posso admitir que sinto saudades de algo que não vivi, mas que gostaria muito de ter vivido, sei que um dia entenderei o porque de tudo, resumindo: Sinto Saudades de Você meu Pai Roberto e Sinto mais Saudades ainda de você meu Vô Jonas.

A Saudade de um amor, é algo que passa com o tempo e até mesmo um novo amor nos mostra que um sentimento quando é Verdadeiro e Bonito, fica somente na saudade, guardada naquele velho baú, e a vida renasce, floresce e dá novos frutos e como já dizia Cartola “Fim da Tempestade o Sol Nascerá, Finda esta saudade, hei de ter outro alguém para amar.”.

E por falar em música, em boa música, afinal o gosto não se discute, apenas se aprecia e se aprende, está aí algo que sinto saudade sem ter vivido, Tim Maia, Noel Rosa, Cazuza, Raul Seixas, Wilson Simonal, Cartola, Candeia, Noel Rosa, Clementina de Jesus, Elis Regina, Clara Nunes, ai são tantos que vou parar por aqui, mas tenho que falar daqueles que tive o prazer de acompanhar, Cássia Eller, Claudinho, Mamonas Assassinas, ih memória falhando!! rsrs

Ao escrever esse texto, me deu uma saudade de tantas pessoas, principalmente daquelas que já se foram e permanecem tão presentes ainda em nossas vidas, não sinto tristeza, não tenho vontade de chorar, simplesmente sinto saudades e sei que muitos compartilham do mesmo sentimento que o meu!!

PS: Nesse momento sinto uma saudade, mas ela não é ruim, só me faz ter mais e mais vontade de estar junto, e estar por perto, quero cada dia mais sentir saudade, para posteriormente estar novamente junto, novamente perto. Ai Leo que Saudade que sinto de você, bastou ficar alguns momentos longe que já sinto a danada da saudade!!

Posso afirmar com toda certeza que a Saudade é o principal combustível para diversos compositores, nesse texto quero mostrar pelo menos um pouco do quanto à palavra Saudade é mostrada de diversas formas, então vou começar e dessa forma encerrar, afinal tem maneira melhor de falar de sentimento do que a música:

Reinaldo - Saudade de Amar

♪♪Saudade de amarSaudade...
Uma alegria na vida, por uma recordação
Saudade de um velho bom samba que o peito até sangra na hora que ouvimos

Saudade da juventude daquilo que pude, não pôde fazer
Saudade da minha infância e da curta distância entre eu e você! ♪♪


Geraldo Azevedo - Ai Que Saudades d' Ocê

♪♪ Faz tempo que não te vejoAi, que saudades d'ocê
Se um dia ocê se lembrar

Escreva uma carta pra mim
Bote logo no correio
Com frases dizendo assim
Faz tempo que não te vejo
Quero matar meu desejo
Te mando um monte de beijo
Ai, que saudades sem fim ♪♪

Dorival Caymmi - Saudade de Itapoã

♪♪ Areia de Itapoã, areia
Morena de Itapoã, morena
Saudade de Itapoã me deixa
Me deixa, me deixa... ♪♪

Clube do Balanço - Saudade de Jackson do Pandeiro

♪♪ Tô com saudade de Jackson do Pandeirotô
com saudade que é coisa de brasileiro
Gordurinha, Chocolate, Gasolina, Caco Velho, Bola 7, Guitarreiro SwingueiroLuiz Vagner, Bebeto, Branca Di Neve, Simonal, Babulinas Swingueiros do Brasil ♪♪


Yvone Lara - Mas quem disse que eu te esqueço

♪♪ Saudade amor, que saudade
Que me vira pelo avesso
E revira meu avesso
Puseram a faca em meu peito
Mas quem disse que eu te esqueço
Mas quem disse que eu mereço ♪♪

Arlindo Cruz - Saudade Louca

♪♪ Nunca mais ouvi falar de amor
Nunca mais eu vi a flor
Nunca mais um beija-flor
Nunca mais um grande amor assim
Que me fizesse um sonhador
Levando a dor pra ter um fim
Saudade ô
Que é louca por você
O tempo voa e não perdoa
Só magoa, solidão
Quem ama, chora
Chora quem ama
Quem diz que não ama
Não sonha em vão
Se a gente chora
E tem saudade ♪♪

Soweto - Fim da Tristeza

♪♪ A vida ensinou eu sei, vivendo aprendi amar
Morrendo de amor sonhei com as voltas que o mundo dá
Mas quando te encontrei minha namorada

Sumiu minha voz pensei, mas não disse nada
E quando você me viu, sorriu a saudade sim
Eu vi em você o amor e a felicidade em mim
O desejo falou por nós disse assim:
É o fim da tristeza
Bom de...mais o amor que a gente faz
Não tem fim nem adeus nunca mais
É a felicidade em mim ♪♪

Cartola - O Sol Nascerá


♪♪ Finda a tempestade
O sol nascerá,
Finda esta saudade
Hei de ter outro alguém para amar.
A sorrirEu pretendo levar a vida,
Pois chorando
Eu vi a mocidade perdida. ♪♪

Mart'nália - Molambo

♪♪ Ficou pra matar a saudade
A tremenda saudade que não me deixou
Que não me deu sossego momento se quer
Desde o dia em que ela me abandonou
Ficou pra impedir que a loucura
Fizesse de mim um molambo qualquer
Ficou dessa vez para sempre
Se Deus quiser ♪♪

Tim Maia - Você

♪♪ VocêÉ
mais do que sei
É mais que pensei
É mais que esperava, baby
Você
É algo assim
É tudo pra mim
É como eu sonhava, baby
Sou feliz agora
Não não vá embora não
Não não não não não
Vou morrer de saudade

Vou morrer de saudade
Vou morrer de saudade ♪♪

Exaltassamba - Até o sol quis ver

♪♪ Meu amor, é tão ruim te ouvir dizer
Que tem que ir embora depois de uma imensidão de prazer
Mas por que não fica um pouco mais aqui?
Já tá raiando o dia, mas não tem hora pra gente se envolver
Quero de novo sentir seu gosto
No seu ouvido falar besteiras
Te levar além do céu
Me dá tua mão, vem sentir meu corpo
Olha o que esse seu beijo me faz
Fica só um pouco mais
Até o Sol quis ver de onde vem tanta luz
Nosso amor tem poder, fogo que nos conduz
Olha só como é bom amanhecer assim
Nosso amor tem o dom de superar o fim"Meu amor, fica um pouco mais aqui..." ♪♪


Ai Que Saudade ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário